Tuesday, September 19, 2017
UFG | CAMPUS JATAÍ | ISSN: 2176-9125
INÍCIO    |    LOCALIZAÇÃO    |    FALE CONOSCO

A revista publicará os seguintes textos

a) Artigos – textos com no mínimo 10 e no máximo 20 páginas, incluindo as referências e anexos, quando for o caso.

b) Resenhas –  textos com até 5 páginas, contendo o registro e a crítica de obras, livros, teses, monografias, etc., publicados recentemente (no máximo até 2 anos atrás).

c) Entrevistas – com até 8 páginas. Por questões éticas, torna-se imprescindível encaminhar autorização do(s) entrevistado(s).

Para submeter o texto, o(a) proponente deverá ser, no mínimo, mestrando(a). Nesse caso, deverá encaminhar carta de autorização de seu(ua) orientador(a), ou ser coautor(a) do texto, tendo como autor(a) outro(a) proponente que seja, no mínimo, mestre. A mesma norma se aplica a proponentes que sejam apenas graduados(a), ou graduandos(as). Nos demais casos, a norma não se aplica.

O tamanho do papel deve ser A4 e o texto apresentado em coluna simples, com margens 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita).

Em todo o texto o tipo de letra deve ser arial, com adentramento de 1,5 cm para marcação de parágrafos (fazer o adentramento com a régua e não com a tecla ‘tab’) e 4 cm para exemplos e citações (apenas as que ultrapassarem 03 linhas). O tamanho da fonte é de 12 pontos para o texto corrente e 11 para exemplos e citações que ultrapassarem 03 linhas. O espaçamento entre linhas no corpo do texto deve ser 1,5. Nas citações com mais de 03 linhas, deve ser 1,0. Para destacar qualquer parte do texto, use negrito. Itálico deve ser usado somente para destaque em expressões ou palavras em outro idioma e termos técnicos. Não use espaço entre parênteses. O texto deve vir justificado. As páginas devem vir sem numeração.

Envio do texto

* O texto deverá ser enviado via arquivo anexado para o e-mail revletufgcaj@gmail.com,em formato Word 97-2003 ou equivalente. Para arquivos editados em formato BR Office, pede-se atenção para, no momento de salvar o referido, atentar para selecionar a opção “salvar como documento Word 97/2003”. Não salvar o arquivo em formato ODT.

Serão devolvidos aos autores textos que não obedecerem tanto às normas aqui estipuladas quanto às normas de formatação. 

* O arquivo com o texto a ser submetido deverá ser salvo com o nome ‘Texto’.

2 Partes pré-textuais do trabalho

a)     Título centralizado, com letras MAIÚSCULAS e em negrito, tamanho 12.Imediatamente abaixo do título em Português deve ser colocado o título em Inglês, seguindo o mesmo padrão do título em Português, em itálico.

b)     Logo abaixo do título em Inglês, nome do autor, alinhado à direita (sem negrito e apenas as iniciais maiúsculas). Na Linha seguinte, maior titulação. Em caso de o(s) proponente(s) ser(em) mestrando(s) ou doutorando(s), esse dado deve ser colocado em nota de rodapé, a qual deve indicar em que área está sendo feito o curso (Linguística, Linguística Aplicada, Literatura Brasileira, Letras...), bem como a instituição onde está sendo feito. Na linha seguinte, instituição (por extenso). Na linha sequencial, endereço de e-mail (entre parênteses). Em nota de rodapé, enviar dados da agência de fomento, quando for o caso. Quando se tratar de mais de um autor, os dados de cada um devem ser colocados em linhas separadas.

IMPORTANTE: a fonte usada no texto referente aos dados do autor deve ter o mesmo tamanho da que será usada no artigo (12). O espaço entre linhas deve ser 1,0.

c)  RESUMO: duas linhas abaixo dos dados do autor, a palavra resumo (em maiúsculo e negrito) deve vir seguida de dois pontos. O resumo deve ser redigido em Língua Portuguesa (com até 250 palavras), espaço simples entre linhas, fonte 11, seguido da expressão (imediatamente abaixo do resumo) Palavras-chave (em minúsculo, apenas com negrito). No máximo 5 palavras-chave separadas por ponto (.) e finalizadas também por ponto.

IMPORTANTE: sugere-se que os resumos enfoquem tema, objetivos, pressupostos teóricos do trabalho e resultados obtidos.

d) ABSTRACT: duas linhas abaixo do resumo. Deve ser escrito somente em inglês, seguido de Keywords, com as mesmas regras do resumo acima.

IMPORTANTE: caberá a cada autor a responsabilidade pela revisão do abstract. Serão recusados os textos cujos abstracts apresentarem desvios grosseiros de tradução, dando indícios de que não foram feitos por alguém especializado, mas por um tradutor digital ou algo similar.

e) Duas linhas abaixo das Keywords, iniciar o texto.

3 Citações e expressões no trabalho

a) Para citações sem recuo (até 3 linhas) utilizar aspas duplas. As aspas simples devem ser usadas quando se tratar de citação no interior de outra citação.

b) Para as citações que ultrapassarem 03 linhas, a fonte deve ser 11, sem itálico, sem aspas. O recuo nesse caso deve ser de 4 cm à esquerda

c) Expressões em outra língua ou termos técnicos devem vir em itálico.

d) Títulos de figurasdevem ser posicionados na parte inferior, em fonte tamanho 10, negrito, centralizado. Não use ponto final ao final do título. Em tabelas e quadros, não usar fundo colorido ou sombreado e evitar linhas duplas ou grossas. No interior de tabelas e quadros, deve ser usada fonte tamanho 10, normal, com espaçamento simples entre as linhas.

e) Pede-se que seja evitado uso de caracteres especiais provenientes do IPA (Internacional Phonetic Alphabet).

f) Imagens e ilustrações, preferencialmente, devem ser apresentadas em preto e branco ou em tons de cinza. Não incluir imagens com altíssima resolução, pois deixam o arquivo extremamente pesado e não trazem diferença significativa no resultado final. Em caso de uso de imagens com direitos autorais, deve ser encaminhada a autorização do autor para divulgação no trabalho a ser publicado na revista.

4  Referências

a) As referências no corpo do trabalho devem ser apresentadas entre parênteses, feitas por intermédio da data identificadora do trabalho, seguida de vírgula, espaço, da expressão “p.”, de página, espaço e do(s) número(s) da(s) página(s) citada(s), quando for o caso. Atentar para o fato de que, quando o nome do autor vier dentro do parêntese, deve ser todo maiúsculo. Exemplo: (CÂMARA, 1979, p. 231).

b) As referências dos autores citados ao longo do texto devem aparecer no final, sem numeração, antes dos anexos (quando for o caso) e devem trazer como título apenas a palavra referências (alinhada à esquerda), em negrito, apenas a primeira letra do título em maiúsculo.

c) Os autores devem ser citados em ordem alfabética. O principal sobrenome do autor em maiúsculas, seguido de vírgula e do(s) demais nome(s) e sobrenome(s) apresentados somente pela letra inicial do nome seguida de ponto (favor adotar um único padrão); título de livro, de revista e de anais, em negrito; título de artigo, em letra normal; se houver mais de uma obra do mesmo autor, seu nome deve ser substituído por um traço de três toques; obras de mesmo(s) autor(es) e de mesmo ano devem ser diferenciadas, empregando-se letras sequenciais do alfabeto – a, b, c ... – imediatamente após a data. Seguem abaixo diferentes exemplos. 

a) De livro

ALLEN, C. L. A psiquiatria de Deus: fórmulas seguras para se conseguir e manter a saúde mental e espiritual. 5. ed. Venda Nova: Bethânia, 1981. 163 p.

COOK-GUMPERZ, J. et al. A construção social da alfabetização. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. 283 p.

FALDINI, G. (org.). Manual de catalogação: exemplos ilustrativos do AACR2. São Paulo: Nobel, 1987. 479 p.

GADOTTI, M.; FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Pedagogia:diálogo e conflito. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986. 127 p.

b) De autor-entidade

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Adaptação de ocupações e o emprego do portador de deficiência. Tradução de E. A. da Cunha. Brasília, DF: CORDE, 1997. 182 p.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. In: Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. V. 1. Disponível em: . Acesso em: 8 mar. 1999.

c) De dicionário

TOCHTROP, L. Dicionário alemão-português. 9. ed. São Paulo: Globo, 1996. 686 p.

d) De capítulo de livro de único autor

BECHARA, E. Sintaxe: Noções gerais. In:  ___. Lições de português pela análise sintática. 16. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001, Cap. 1, p. 19-36.

e) De capítulo de livro organizado

MATOS, O. A filosofia e suas discretas esperanças. In: CATANI, D. B. et al. (org.). Docência, memória e gênero. São Paulo: Escrituras Editora, 1978. p. 49-62.

f) De artigo de revista

KELLY, R. Eletronic publisching APS: its not online journalism. APS News Online, Los Angeles, v.2, n.1, nov. 1996. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 1998.

PONTES, E. Sujeito e tópico do discurso. D.E.L.T.A., São Paulo, v.1, n.1, p. 51-78, fev.1985.

g) De tese/dissertação

BARUFFI, H. Trabalho e Educação. 1996. 320 f. Tese (Doutorado em Educação. Área de Concentração: Didática) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

h) De artigo/notícia em jornal

LEITE, F. Ovelhas nascem de ovários congelados. Folha de S. Paulo, São Paulo, 30 jun. 2001. Folha Ciência, p. 10.

i) De trabalhos em eventos

SILVA, R. N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPe, 1996. Disponível em: . Acesso em: 21 jan. 1997.

SOUSA, J. de. O caso do sujeito nulo em PB. In: SEMINÁRIO DO GEL, 56, 2005. Anais... São Paulo: GEL, 2005, p. 240-258.

j) De anais de evento

CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPe. Disponível em: . Acesso em: 21 jan. 1997.

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES, 13., 1995, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 1995. 665 p.

k) De verbete

POLÍTICA. In: DICIONÁRIO da língua portuguesa. Lisboa: Priberam Informática, 1998. Disponível em: . Acesso em: 8 mar. 1999.

l) De página pessoal

CIVITAS, M. Página pessoal. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Apresenta textos sobre urbanismo e desenvolvimento de cidades. Disponível em: . Acesso em: 27 nov. 1998.

OBS: Todas as referências citadas no corpo do texto deverão estar apresentadas na lista final e vice-versa.

6 Notas de rodapé

As notas de rodapé deverão ser utilizadas somente em casos de explicações complementares. Não utilizá-las para citação de referências bibliográficas. Quando usá-las, favor atentar para que a fonte seja a mesma do texto e que venham justificadas.

7 Forma e apresentação do trabalho

Os artigos submetidos deverão apresentar uma estrutura que contemple, de modo geral, as seguintes partes: introdução; fundamentação teórico-metodológica; análise, resultados (se for o caso) e considerações finais. Cabe observar que essas partes não necessariamente devem vir rotuladas como subitens no texto. Caso o autor queira rotulá-las, cuide para que os títulos das seções secundárias e terciárias venham digitados em negrito, com letras maiúsculas apenas nas iniciais para as primeiras e alinhados à esquerda. Não há necessidade de usar espaçamentos diferenciados entre essas seções (subtítulos), devendo-se apenas usar pelo menos um espaço entre o final de um parágrafo de texto e o início de uma nova seção.

 

IMPORTANTE: O trabalho deverá ser enviado obedecendo às novas normas ortográficas da Língua Portuguesa. A revisão do mesmo ficará a cargo do proponente. Os trabalhos que não atenderem às normas da revista não serão encaminhados aos pareceristas para avaliação.

Favor atentar ao gabarito para visualizar o uso das normas descritas!