Saturday, June 19, 2021
UFG | CAMPUS JATAÍ | ISSN: 2176-9125
INÍCIO    |    LOCALIZAÇÃO    |    FALE CONOSCO
2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 |

Edição nº 1 - 2020

Apresentação

A variação na fala de Dilma Rousseff à luz da teoria de audience design
Alex Sandro Beckhauser; Amanda Maria de Oliveira

O uso do clítico ‘se’ impessoal em artigos científicos
Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira; Lucas Willian Oliveira Marciano

A essência linguística da coisa e o seu conteúdo espiritual
Caio César Costa Santos

A iterabilidade da linguagem no acontecimento do hiv/aids no brasil
Camila de Almeida Lara

O protesto através do uso de salto alto: “... Estupro não é sobre sexo, é sobre poder, controle e violência”
Clóris Maria Freire Dorow; Jeferson da Silva Schneider

A memória do dizer e o interdiscurso cristalizado sobre a figura da amante na música “amante não tem lar”: uma análise discursiva
Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo; Claudemir dos Santos Silva; Kelly Cristine Martins dos Santos

Remidiação, multimodalidade e hipermodalidade: uma análise contrastiva entre “an inconvenient truth” e “our choice”
Elis Nazar N. Siqueira

Continuidade conceitual entre William Dwight Whitney e Leonard Bloomfield
Helda Núbia Rosa

O tratamento da produção de textos em língua inglesa na Base Nacional Comum Curricular
José Cezinaldo Rocha Bessa; Wanderleya Magna Alves

A utilização de operadores argumentativos em textos produzidos por estudantes ingressantes no ensino técnico integrado
Luiz Antônio Ribeiro; Marcelo Freitas Souza

Resenha do livro ‘Variações sobre o ethos’
Shara Lylian de Castro Lopes

O ensino de Libras nos cursos de licenciatura: aspectos avaliativos no discurso dos professores
Thaysa dos Anjos Silva Romanhol; Hilda Braz Silva Sousa

Resenha do livro ‘Manual de pesquisa em estudos linguísticos’
Vanessa Hagemeyer Burgo; Claudia Poliana de Escobar de Araujo; Nayra Modesto dos Santos Nunes

Edição nº 2 - 2020

Apresentação

Discursos que sustentam a invisibilidade da mulher rural: um percurso de análise sobre a trabalhadora agrícola
Adilson do Nascimento Gomes

A construção multimodal do discurso antifeminista: análise de um meme sobre gênero social
Adriana dos Santos Pereira; Leonel Andrade dos Santos; Priscila Caxilé Soares; Renata Chaves Lopes

‘Em toda sua glória e alegoria!’: interação discursiva em videoclipes de Glória Groove
Alberto Lopo Montalvão Neto; Wilder Kleber Fernandes de Santana; Gustavo Gomes Siqueira da Rocha

Heterogeneidade enunciativa: o jogo de vozes na carta de J. Guimarães Rosa a João Condé, revelando os segredos de ‘Sagarana’
Ana Carolina Correia Almeida; Fernanda Habaeb Pinto Moreira

O gênero relato no curso de letras: uma reflexão didática acerca da escrita autobiográfica na formação inicial de professores
Ana Patrícia Sá Martins

Reflexões sobre o lugar dado pela linguagem ao ‘sujeito-empresa’
Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa; Grassinete C. de Albuquerque Oliveira; Amanda Mont’Alvão Veloso Rabelo; Brenda Sousa Santos; Flávia Rodrigues Andrade

Contar e cantar: o ensino da oralidade na educação infantil
Bruna Costa Silva; Ediclécia Sousa de Melo

Estudo das práticas de linguagens em um texto do ensino médio na perspectiva sistêmico-funcional
Cíntia Soares Cocco

Ensino de língua estrangeira na era da cibercultura: o aspecto pós-humano dos tradutores automáticos
Diane Blank Bencke e Débora Ache Borsatti

A indissociabilidade entre leitura-escrita na educação básica: uma proposta bakhtiniana para o ensino de língua materna
Diego Vilanova Titello

‘Porque não é mágica, sabe’: (re)construção identitária em uma narrativa sobre o tratamento de depressão através de hipnoterapia
Emanuelle de Souza Fonseca Souza

Práticas de comunicação científica em periódicos brasileiros (on-line) de semiótica
Flavia Karla Ribeiro Santos; Jean Cristtus Portela

O aplicativo Canva possibilitando a criação de textos multimodais com viés social – uma reflexão sobre multimodalidade e letramento crítico
Flávia Karolina Lima-Duarte; Christiane Batinga Agra; Eloisa Francisca dos Santos Pachêco

Do “meu histórico de atleta” ao “eu não sou coveiro”: uma análise da necropolítica e do necrobiopoder no discurso bolsonarista
Francisco Vieira da Silva e Wellington Gomes de Souza

A coesão textual em questões da linguagem
Ivan Vale de Sousa

A reescrita textual e o papel docente: a influência do professor no processo de produção de relatórios de estágio
Jessica Paula Vescovi

Ideologia, autoria e responsabilidade: o sujeito na contrapalavra d’O freudismo
Kelli da Rosa Ribeiro; Eduardo da Silva Moll

Representações de estudantes sobre as práticas de leitura de gêneros do discurso no ensino médio
Lucielena Mendonça de Lima; Susana dos Santos Nogueira

A mediação pedagógica no ensino híbrido: uma abordagem metodológica para o letramento literário
Luiz Antônio Ribeiro, Laura Barros Silva; Laura Brandão Pereira

Os limites da argumentação na redação do ENEM
Marco Antonio Rocha

A chuva e o círio em cores nas paredes: singularidades de Belém da Amazônia
Marcos André Dantas da Cunha; Robert Leandro Silva Freitas

Tradução em pauta: aspectos ideológicos implícitos na (re)apresentação do outro
Maria Angélica Deângeli; Angélica Karim Garcia Simão; Leandro Pereira Barbosa

Leitura em cena(s): um olhar discursivo sobre o ensino de análise de textos
Maria das Dores Nogueira Mendes; José Wesley Vieira Matos

Memórias da escrita oitocentista: análise de aspectos paleográficos no livro de registros de batizados da paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus (1839-1842)
Maria Helena de Paula; Maiune de Oliveira Silva

Representação em charges da eleição de Jair Bolsonaro à presidência do Brasil – uma análise semiótica
Natália Silva Giarola de Resende; Crislaine Junqueira Aguiar Silva

Da ornamentação à conceptualização discursiva: como a linguística transformou os modos de conceber e investigar a figuratividade
Nathália Luiz de Freitas

Marcas da enunciação: uma análise em textos de divulgação científica destinados ao público infantil
Paulo da Silva Lima; Maria Elizete Melo de Oliveira

Fake news: um estudo do gênero textual
Renata Barbosa Vicente; Istárlet Kétile Santos de Melo

O processo discursivo-argumentativo na produção jornalística institucional à luz da semântica de frames
Rosângela Gabriel; Josemar dos Santos

Educação a distância e ensino de qualidade: efeitos de sentidos nas brechas da lei
Vera Lucia da Silva